terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Peças de teatro já têm agenda online | Jornal de Notícias

Artes/Etc

EmCena.pt é um novo serviço que lhe mostra o que pode ver nos palcos. É gratuito.

30 de Janeiro 2017

É a primeira agenda a reunir cerca de 30 teatros com programação regular - para já, só os de Lisboa, mas no futuro entrarão outras cidades - para dar conta dos espetáculos que podem ser vistos, a cada dia, no concelho. Está disponível na página EmCena.pt e através de uma aplicação móvel para os sistemas operativos Android e iOS. Tudo é grátis, quer para o público que para os teatros aderentes, e, melhor, sempre livre de publicidade.
O projecto EmCena.pt - Agenda de Teatro de Lisboa nasceu no início deste ano, pela mão de Fábio Salgado, estudante de Artes do Espetáculo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, como resposta a uma dificuldade sentida na pele. Frequentador habitual de espetáculos teatrais, dava por si a "ir constantemente às páginas" dos espaços, em busca de informação, mas "nunca tinha noção de que peças podia ver hoje ou amanhã", relata ao JN.
Desde que lançou a agenda, Fábio percebeu que em alguns dias "há mais de 20 apresentações", e sem esta ferramenta - a primeira do género em Portugal, garante - não seria possível estar a par de todas elas. "Muita gente me diz que isto fazia falta. É ultraprático abrir a agenda e ver que espetáculos há hoje".
A intenção é alargar o projeto a outros concelhos e mesmo ao país inteiro, conta o mentor, sublinhando que a adesão dos espaços com programação teatral é livre - basta enviar um email a comunicar esse desejo. São eles que introduzem a informação sobre cada evento: sinopse, ficha técnica, imagens, localização e preços.
Casas como A Barraca, o Chapitô, o São Luiz, o Teatro Aberto ou o Teatro do Bairro, entre outras, integram a agenda, que não faz destaques. Ou seja, "todas as peças têm o mesmo valor e são apresentadas no mesmo nível", havendo apenas cores a distinguir os teatros, refere a nota de apresentação da plataforma.